quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Introdução à decoração...

Estou muito feliz, pois essa é a minha primeira postagem do meu primeiro blog, espero ser a primeira de muitas. Nele vou dar dicas de decoração, paisagismo, que para mim um depende do outro, e dicas para facilitar nosso dia-a-dia, principalmente para quem trabalha fora e ainda tem a difícil e árdua tarefa de ser a rainha do lar!
Para quem nunca se aventurou na difícil (talvez um pouco complicada) tarefa de decorar, vou dar algumas dicas para os iniciantes! Afinal nossa casa representa o ambiente que nos revigora e o que nos move é a busca por um lugar especial, que atenda nossas necessidades e que nos faz sentir bem, O que de fato é importante não se esconde em objetos, móveis e espaço, mas sim, na combinação desses elementos que refletem o que somos e estimulam emoções, sentidos e memórias, Essa é a grande arte da decoração, nossa casa tem que ter a nossa "cara" por isso a decoração é uma coisa muito pessoal, não é preciso ter ou seguir qualquer estilo, mas sim um lugar que seja aconchegante, que gostamos de estar, principalmente nos dias de stress como os de hoje, onde não vemos a hora de chegar em casa para relaxar! Você pode até contratar um decorador se tiver como investir, mas se não tiver parta para o "faça você mesmo". Com criatividade e bom gosto você vai conseguir e ficará orgulhosa com os resultados.Comece com um ambiente de cada vez: o que você deve levar em conta é a necessidade e funcionalidade de cada ambiente, por exemplo, hoje em dia se usa muito unir ambientes visando a maior integração da família e ampliação dos espaços, com a extinção de paredes como no caso de sala de estar, jantar e cozinha, que além de tudo torna a nossa vida mais fácil na hora da limpeza e manutenção. Se você não tem nenhuma  idéía  por onde começar sugiro que você dê uma olhada em revistas de decoração, fotos na internet ou visite alguma loja de decoração ou de móveis para se inspirar.


 Porém se você tem pouco capital para investir ou adora seus móveis e não quer se desfazer deles pode partir para reciclá-los. Prefira sempre móveis em tons neutros e se tiver crianças pequenas invista em móveis de qualidade como sofá, se não der opte por capas que dá para lavar ao mesmo tempo que protege e quanda se enjoa é só trocar. Se você não dispõe de muito espaço é bom optar por móveis planejados que além de tudo ajudam na organização das coisas. Quanto as cores do piso vai do gosto de cada um, uns preferem mais claros que dão a sensação "clean" outros preferem mais escuros que tornam os ambientes mais aconchegantes. Independente da escolha use cores neutras e claras (tons pastéis) na maioria das paredes, pode deixar uma das paredes coloridas, geralmente a parede que fica de frente para a porta em que entra no comodo, mas isso depende também da colocação dos móveis, geralmente a parede a ser pintada com cor será a que terá menos móveis no ambiente. Se você não está acostumada com cores, comece com tons pastéis para se acostumar, mas se já é adepta de uma boa dose de cor pode abusar da criatividade! Porém não se deve utilizar mais que três cores na combinação de um mesmo ambiente, isso deixa o ambiente sem harmonia. Também não utilize uma cor só, pois deixa o ambiente monótono e você vai se cansar logo. Decore utilizando 2/3 com cores frias (violeta, azul e verde) e 1/3 com  cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) assim você não erra pois não fica um ambiente monótono ou muito.



Observe que as cores são divididas em cores quentes e frias pois nos transmitem essas sensações: calor e frio. Use-as de acordo com a necessidade de cada ambiente. Procure usar cores frias em quartos e banheiros pois são relaxantes, sempre em tom pastel. Em salas, cozinhas e escritório pode-se usar cores quentes em uma das paredes. Num hall de entrada também pode se usar cores quentes, pois traz a sensação de aconchego como os alaranjados e rosas causando assim uma boa impressão aos seus visitantes, pois a primeira impressão é a que fica! 
Com  uma decoração na maioria em tons neutros, você pode optar por colocar cor nos acessórios, como tapetes, almofadas, xales ou mantas pra sofá, quadros, cortinas, edredons, objetos de decoração como vasos, garrafas etc... que são itens fáceis e mais baratos de trocar quando a gente enjoa.
A disposição e o tamanho dos móveis também devem ser levados em consideração, procure não sobrecarregar um ambiente com muitos móveis além de não ficar harmônico, também vai dificultar a circulação das pessoas pelo ambiente.
Se você gosta de plantas pode adicionar um belo vaso, por exemplo na sala, isso se houver espaço, ou arranjos de flores que trazem delicadeza ao ambiente, escolha flores que se desenvolvem em meia sombra como palmeiras, pata-de-elefante, jibóias, lírio-da-paz etc...
Espero ter ajudado você de um jeito simples a ter uma pequena noção sobre como começar a decorar sua casa, mas não esqueça que a escolha será sempre sua, o que vale é ficar do jeito que lhe agrade, afinal é a sua casa e deve ter a sua cara!



Nenhum comentário:

Postar um comentário