segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A escolha da cor na decoração

Um dos principais elementos da decoração é sem duvida a escolha da cor, pois ela pode influenciar em nosso humor e em nossa saúde. Ela acalma, excita, equilibra e até pode curar de acordo com a cromoterapia (cura através das cores). Uma pintura, muda totalmente a cara do ambiente, renova, lmuda o astral da casa e levanta o nosso! Por isso é muito importante a escolha da cor na decoração dependendo do espaço a ser criado (quarto, sala, cozinha, banheiro...), avaliando o sentido ou sentimento que queremos dar ao espaço, além do tempo em que permanecemos ali, como por exemplo, um quarto, no qual utilizamos para descansar, repousar, após um dia de trabalho, cansativo ou não, devemos escolher cores claras, tons pastéis, que nos remetem a tranquilidade, e não cores vibrantes que nos fazem ficar mais excitados ou  nervosos, ou cores escuras que tornam um ambiente menor se pintado totalmente na mesma cor. Já na cozinha ou sala de jantar pode-se usar cores mais alegres. Banheiros também pedem um relaxamento, mais nada impede de se usar detalhes em cores quentes. Enfim, na hora de escolher a cor desejada em sua decoração, além do gosto pessoal de cada um, deve-se tomar o cuidado com a sensação que cada cor transmite. Para dar a sensação de amplitude a um ambiente pequeno deve-se usar cores claras (tons pastéis) como amarelo e azul claro; para dar a sensação de aconchego laranja, marrom e vermelho. O verde escuro reduz um espaço grande demais. Nos tetos deve-se utilizar cores claras como branco ou bege principalmente em ambientes com pouca iluminação natural.
Trabalhar sempre com a cor que realça melhor sua personalidade, a cor que mais lhe agrada, procure em revistas de decoração, consulte a paleta de cores e leve em conta o tamanho do ambiente e sua utilização e o tempo que você passa naquele ambiente. É importante também observar as paredes em vários horários do dia, pois a cada hora recebemos uma quantidade de luz natural (sol) diferente, modificando a percepção da cor. O uso de lâmpadas (iluminação artificial) também influencia na cor, pois uma luz branca pode deixar uma cor mais fria ainda, sendo que uma luz amarela pode torná-la ainda mais quente. Se tiver dúvida opte ou comece a trabalhar somente com uma cor, com seus tons (escuros e claros) escolhendo mobílias contrastantes.
Aproveite as tendências de cores na decoração para mudar o visual dos ambientes na dose certa, levando sempre em conta o gosto pessoal de cada um, pois a nossa casa, é nosso lugar, nosso santuário, motivo do nosso orgulho, onde podemos relaxar, sozinho, com a famíla e amigos e, por isso acima de tudo, deve nos agradar e nos trazer bem estar. 
Analisando cada cor de acordo com a cromoterapia, feng-shui e decoração:

BRANCO

Na decoração: Um ambiente todo branco, dependendo da pessoa, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também sensação de limpeza, até exagerada, é a cor da higiene e saúde, multiplica a luz e o espaço, muito usado em espaços pequenos e sem luz natural como corredores e hall de entrada, destaca móveis escuro com seu fundo branco. Pintado no interior da casa, só permanece branco quando recebe uma luz intensa direta. Atualmente usa-se muito o branco em 80% nas paredes internas e o restante cores pastel ou quentes é utilizado em uma das paredes do ambiente e nos detalhes como tapetes, cortinas, almofadas, quadros, objetos de decoração, que podem ser trocados sempre quando queremos mudar ou renovar o ambiente. Isso torna a decoração mais acessível a mudanças pois esses itens são mais fáceis e baratos para serem trocados. Ele deixa o ambiente "clean" limpo.

Na cromoterapia: Ele potencializa as demais cores. Representa a Luz Divina.

No feng-shui: é uma cor neutra, que pode ser usado em qualquer ambiente. È muito bom para ativar a criatividade, para cozinha, área de serviço, lavabo e banheiro. A cor da paz, da pureza, da purificação, da espiritualidade, da  limpeza. Usado em demasia podem acelerar a energia vital e causar muita ansiedade. Para não nos passar uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade que muitas vezes nos faz lembrar um hospital deve-se quebrar o branco com quadros, objetos e móveis bem coloridos. O branco é bom para portas, janelas e molduras. Os espaços se tornam mais amplos com branco em paredes e tetos. Essa cor está associada ao elemento "metal" e o "ar".
Na minha opinião o branco sozinho deixa o ambiente monótono, sem vida, prefiro usá-lo com detalhes coloridos.


PRETO

Na decoração: é usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos dar um "efeito especial" tanto dentro como fora de casa. É usada para dar contraste principalmente com o branco. Utilizado no teto com pé direito alto, dá a sensação de rebaixamento. É a cor que menos relete a luz.

Na cromoterapia: é o oposto da luz, escuridão total. Não se usa.

No feng shui: É opressivo e depressivo. Deve ser usado com muito cuidado, geralmente em detalhes, em ambientes com espaço maiores. Representa sabedoria, profundidade intelectual, despertar e forte conexão espiritual. Indica sensação de profundidade. O preto pode ser muito elegante e sofisticado. Se for usado em excesso pode ser uma cor que torna as pessoas sombrias, deprimidas e pessimistas. O ideal é combiná-lo com cores neutras ou com o clássico e belo branco nos móveis, nos detalhes ou para destacar cores fortes. O preto pode ser usado em bibliotecas, salas de estudo, estúdios artísticos e para ativar o trabalho. Representa o elemento "água".
 Na minha opinião o ambiente em preto fica estiloso, chique, sóbrio, clássico.


VERDE

Na decoração: É uma cor fria, agradável, relaxante, calmante, representa o crescimento e a renovação, que nos faz lembrar a natureza, pode ser usada em qualquer ambiente. Não incide muita luz, mantendo a cor original e complementa os tons da madeira. 

Na cromoterapia: é a cor da natureza, a cor da cura. Traz força, equilíbrio, progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.

No feng shui: tenha cuidado em usar essa cor em ambientes que predomina o Vermelho, pois o ambiente vai ficar muito quente. Deve-se usar em banheiros para elevar a energia do local. Usar em ambientes para pessoas com problemas de saúde. O Verde-claro é ótimo para quartos - principalmente de criança. Uma boa cor para renovar as energias e marcar um novo ciclo, por exemplo um novo lar.
Representa o elemento "madeira".
 Na minha opinião o verde é uma cor que não cansa, nem enjôa nunca

AZUL
Na decoração: Pode ser usado em grandes áreas e em qualquer ambiente sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para não deixar o ambiente monótono. O tom mais escuro transmite autoridade, introspecção. Calmante e relaxante, ajuda a conciliar o sono, é muito usado em dormitórios, escritórios e salas.

Na cromoterapia: passa-nos calma e serenidade, asséptico e anti stress

No feng shui: é uma cor calmante e traz tranquilidade  e paz aos ambientes. O azul escuro simboliza as profundezas das águas do mar, a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente, pode ser usado para ativar a sabedoria prosperidade e trabalho.É uma boa cor para quartos de casal, salas, quartos de criança, biblioteca, sala de estudo e espaço de meditação. O azul claro simboliza paz e espiritualidade angelical. Cuidado com tons de azul claro em excesso, pois irá provocar muito sono. Já o azul esverdeado é muito positivo, associado à natureza e ao elemento madeira representa juventude e desenvolvimento. O azul de uma forma geral deve ser usado por pessoas de comportamento muito agitado para ajudar a desacelerar.
 Na minha opinião utilizaria em qualquer ambiente, é a minha cor preferida, adorooo!!
LILÁS E VIOLETA

Na decoração: Tons mais claros (pastéis) como o lavanda podem ser usados em todos os ambientes. Traz ingenuidade, cordialidade e delicadeza. Se harmonizam com cores frias e combinam muito bem com o branco. Está ligado a intuição e a espiritualidade, por isso são usados em salas de meditação. Se for uma cor monocromática, pode cansar.

Na cromoterapia: tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. 

No feng shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Deve ser usada em locais de meditação e oração. Em excesso pode trazer depressão e ansiedade.A mistura de vermelho e azul sugere equilíbrio entre amor e sabedoria, paixão e razão, mente e espirito. É uma cor conectada às energias da compaixão e das boas ações. Também é a cor de grandes ideais e das pessoas de sorte. Inspira dignidade, autoridade e respeito. Tem uma conotação espiritual muito forte e representa a profundeza das meditações e o silêncio das preces. Cor que atrai prosperidade e espiritualidade.
 Na minha opinião o lilás e o violeta vem sendo muito utilizados e podem ser usados em qualquer ambiente com moderação, seja nas paredes como nos acessórios.
LARANJA

Na decoração: Estimulante e alegre,cor quente da criatividade, utilizado em escritórios, fonte de energia. Inconscientemente essa cor lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas e sala de jantar. Abre e estimula o apetite e diminui a fadiga, realça ambientes rústicos, a cor das madeiras, fibras e couro. O melhor é ser usado em cores suaves como salmão que combina muito bem com cores quentes. Em tons mais escuros sugere estabilidade.

Na cromoterapia: auxilia a mente a assimilar novas idéias. Mas deve ser usado com certo cuidado.

No feng shui: em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Usado em áreas da casa que se quer estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas
 Na minha opinião o laranja aquece qualquer ambiente e o torna aconchegante.

VERMELHO/ROSA

Na decoração: Representa o vigor, sensualidade, vitalidade. Tons mais apagados combina com móveis e revestimentos claros, transmite dinamismo podendo criar ambientes íntimos e envolventes. Muito cuidado em seu uso , pois por ser uma cor muito energética, quente e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, se usada em excesso. Em pequenas doses, traz um ar de glamour e até exótico. é a cor do romance, do amor por isso muito utilizado em quartos de casal!!

Na cromoterapia: Muito indicada para pessoas tímidas e retraídas, porqe estimula a a tividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade.

No feng shui: Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, força, vigor, energia, paixão, ação, calor, sucesso, fama, auto-estima, fama e prosperidade. É uma cor poderosa. E também sugere proteção divina e psíquica, representando luz, fogo e poder. Deve ser usada com moderação, em pequenas doses, em detalhes, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso provoca brigas, confusões insônia, irritabilidade e explosões de humor. Já o rosa é a cor do amor, da felicidade, do romance e representa intenções puras. è a mistura do vermelho com o branco, representando a união da terra e do céu, do material e espiritual. Expressa alegria e jovialidade. É uma boa cor para hall de entrada, dormitórios e salas de estudo. Ativa os relacionamentos.
Na minha opinião o vermelho deixa o ambiente sofisticado

AMARELO

Na decoração: estimulante, cor da coragem e realização age direto no sistema nervoso central, alegre e vital. Utilizado em ambientes escuros, aquece ambientes e potencializa a luz natural, pois imita a luz do sol. Pode ser usados em quartos infantis desde que a criança não seja hiperativa, nesse caso us-se tons claros. Combina muito bem com ocre, beje, marrom ou branco. Em pisos provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.

Na cromoterapia: é uma cor que atua diretamente sobre o mental. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no auto controle. Fortalece os ouvidos e os olhos.

No feng shui: é a cor da luz, do poder e da riqueza. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou de crianças. Na cozinha em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação. Representa o elemento "terra"
 Na minha opinião o amarelo aquece e ilumina o ambiente
BEGE

Na decoração: nude, cor neutra, uma das cores mais utilizadas atualmente, demonstra suavidade e tranquilidade, realça a decoração, elegante, possui efeito calmante e aconchegante, pode ser usada em todos os ambientes, pois além de deixar o ambiente claro, traz sofisticação, não cansa e ressalta móveis de madeira.
 Na minha opinião o beje e o cinza são cores alternativas para quem não quer usar branco, ou não gosta de ambientes coloridos.
CINZA

Na decoração: cor neutra com o mesmo efeito do bege, outra opção para quem não gosta de cores fortes ou ambientes coloridos. Torna o ambiente dinâmico e elegante, por ser derivado da cor preta.
No feng shui: O equilíbrio dos opostos: preto e branco se misturam para criar essa cor que pode ser um símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. Ativa a amizade. Por outro lado o cinza pode parecer simples, triste, sóbrio e neutro demais. E por outro pode ser uma cor moderna, harmoniosa, chique e marcante.
Os tons podem variar entre grafite, o metalizado, o prateado, o opaco, o gelo e o claro. Independente do tom, nos ambientes internos vale mescalr o cinza com detalhes coloridos ou objetos que se destaquem.


* Todas as imagens foram retiradas do google imagens.


http://silmgb.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário