"Sustentabilidade", palavra muito bonita de se pronunciar e que eu pessoalmente sou adepta a todas as formas. Hoje pesquisando sobre o assunto, achei uma idéia que eu adorei e vou adotar na minha rotina de dona de casa. Pois bem, para aquelas pessoas que como eu se preocupa com o bem estar do paneta , porque já passou da hora de fazermos a nossa parte e não ficarmos de braços cruzados, sentados esperando cair do céu, uma solução para a crise tanto econômica quanto ambiental. Trata-se de reaproveitarmos tecidos, pois de acordo com o Instituto GEA, são coletados diariamente 14 milhões de quilos de lixo apenas na cidade de São Paulo, e a quantidade só vem aumentando. Por isso é muito importante o desenvolvimento de programas de reciclagem por parte do governo, mas também com a nossa colaboração. A iniciativa começa em casa e devemos fazer a nossa parte. O tecido é um material que leva quase um ano para se decompor dependendo do tipo de tecido e se for queimado pode produzir fumaça tóxica. Então pensando em substituir as tão famosas "sacolinhas plásticas" e de quebra reciclando o material que estamos constantemente descartando no lixo é que achei essa ótima idéia: reaproveitar camisetas velhas e usá-las para fazer compras nos supermercados, além de ser mais resistente do que a sacola plástica, cabe mais produtos e deixaremos de poluir ainda mais o meio ambiente.
Veja o passo a passo a seguir com fotos:
1. Pegue uma camiseta velha e vire-a do avesso, em seguida com uma caneta desenhe uma forma circular onde será recortada a gola, como na foto abaixo:
2. Costure a volta toda da parte recortada deixando no máximo 2 centimetros na costura. Se não tiver máquina de costurar faça na mão mesmo, vai demorar um pouco mais, mas terá o mesmo efeito.
3. Faça pequenos rasgos na sacola. Desenhe linhas guias de aproximadamente cinco centímetros cada para marcar as fendas e corte-as com a ajuda de uma tesoura. Tome cuidado para não cortar muito perto das laterais, próximo à costura, senão os buracos ficarão muito grande e o conteúdo a ser carregado poderá cair. Deixe uns 10 centimetros serm cortar para que haja espaço para fazer as alças. Observe como fica abaixo:
4. As alças inclusive serão feitas com mais um corte conforme se pode ver. Eu aconselho fazer somente o corte reto no centro da alça e não arredondar mais na parte já costurada, pois, com isso com o uso da bolsa pode ir descosturando(abrindo) a parte já costurada. Se precisar arredondar mais na parte da alça, deve-se reforçar novamente a costura das laterais da bolsa.
5. Está quase pronta!. Basta esticar a bolsa para que os cortes se alarguem!
Agora sim sua bolsa está pronta!!!!
Linda, não?? Você pode lavá-las que ficaram ainda mais bonitas, pois as fendas vão se enrolar mais ainda! agora é só leva-las para onde quiser, lojas, praias, feiras e supermercados. Sem contar o bem que você estará fazendo a natureza, assim sendo, ela agradece, e quem sabe as pessoas que como eu adoram trabalhos manuais possam adicionar mais essa idéia e ainda faturar com isso vendendo para as pessoas que não são muito chegadas a trabalhos manuais, ou até dar de presente para as amigas!! Bem, motivo e idéias é que não faltam é só dar asas a imaginação!!
* todas as imagens foram tiradas do Google images
http://www.ecycle.com.br/deliacreates.blogspot.com